quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Conselhos, Ocidente e Paulo Coelho.

Desde quando o mundo é mundo existe o conselho.
Depois veio a prensa de Gutenberg e com ele os primeiro arautos e com os arautos, noticias da realeza.
Você deve estar se perguntado o porquê dessa aula de história jornalística.
Eu tenho um sério problema em desenvolver pensamentos e só consigo desenvolver quando eu estou escrevendo e estive pensando, (até certo ponto, claro) como distinguir conselhos, idéias, pontos de vista, o certo do errado, o bom do ruim?
Não, não é simples, tem aquela história de coisas que eu faço aqui parece certo nos olhos de pessoas daqui, mas se eu fizer isso no Japão podem mandar me prender e pior quando coisas daqui são erradas para pessoas daqui.
Ta vendo que loucura que é minha cabeça. Culpa do Paulo Coelho.
Zahir livro de Paulo Coelho que relata a história de um escritor que é abandonado pela esposa sendo assim ela acaba por torna-se o zahir¹ do escritor.
E ele tem que descobrir por que sua mulher fez isso e descobre que era uma lição de amor (coisas de Paulito ).
Em fim, o que me chamou a atenção foi uma parte do livro que diz que temos que esvaziar a cabeça com as coisas do passado e deixar espaço para coisas novas.
Eu sofro desse problema, não consigo me livrar do passado deixar pra trás uma época que já passou, pessoas, lembranças entre outras milhares de coisas.
E o escritor também não sabia até sofrer um acidente de moto.
Eu não quero sofrer um acidente de moto, mas quero me livrar desse problema.
No livro seu companheiro ocidental deu duas páginas de conselhos como fazer isso e finalizou que agente só aprende quando esta frente a frente com a morte.
Ou seja, conselho completamente inútil.
Mas há conselhos relevantes dos quais não vou me lembrar agora.
O problema é segui-los, tirar da cabeça coisas do passado, coisas boas, momentos bons, acho um absurdo ter que esquecer isso até foto não se pode tirar de lugares legais para lembrar depois.
Será que as crenças do ocidente e as loucuras do Paulo Coelho não podem me ajudar?
Estou pirando de verdade...
O livro é um livro bom, Paulo Coelho já fez piores e melhores.
O que todos eles têm em comum é que você precisa sofrer um acidente de moto pra compreende-los.


¹ Zahir na cultura ocidental são coisas que tomam conta de todo o pensamento de uma pessoa.



Ana Carolina Pires
25/03/2008
PS: Eu gosto de Paulo Coelho e hoje entendo suas loucuras, mas ainda não resolvi meu problema. Tenho evitado moto desde então.

Nenhum comentário: